sábado, 29 de maio de 2010

Premio "Da Vinci Huis" premia bibliotecária mineira

A vencedora do prêmio ‘Da Vinci Huis – IASL Fund’ é Lília Virgínia Martins Santos, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Lília é Bibliotecária da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira e responsável por outras cinco bibliotecas que fazem parte da Rede de Bibliotecas Escolares coordenada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que reúne as 181 bibliotecas das escolas do Município.

Tem atuação bastante diversificada e ativa, não só no âmbito desta Rede − da qual foi coordenadora no período de 2006 a 2009 − como também em outras esferas, atuando na capacitação de pessoas para trabalhar em bibliotecas escolares, proferindo palestras, cursos e participando de eventos e de mesas de debates sobre o tema.

É formada em Magistério e Biblioteconomia e é mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde defendeu a dissertação intitulada: Divulgação da literatura destinada a crianças e adolescentes: a prática de editoras mineiras.

O Blog da biblioteca que Lilia coordena divulga as atividades ali realizadas, e é um convite para se conhecer aquela biblioteca e a bibliotecária.

Lília tem uma visão positiva da questão da biblioteca escolar no Brasil, afirmando que “Acredito que minha experiência, como responsável pela biblioteca-polo e como coordenadora do Núcleo de Bibliotecas, mostra um exemplo positivo do trabalho com bibliotecas escolares no Brasil.”

Segundo ela, o Prêmio lhe dará oportunidade de conhecer a atuação de profissionais de diversos países, possibilitando adquirir conhecimentos que poderão levar à criação de redes de profissionais com interesses em comum e ao fortalecimento da temática biblioteca escolar na área de estudo da biblioteconomia. Com isso, Lília demonstra possuir uma visão global de sua ação e apresenta todos os requisitos para representar o Brasil na 39ª Conferência da Associação Internacional de Bibliotecas Escolares (International Association of School Librarianship - IASL) em 2010, em Brisbane, Austrália, cujo tema é “Diversity, Challenge, Resilience: School Libraries in Action”.


O premio é uma inciativa de Alfred K.Boekhorst, da Fundação holandesa "Da Vinci Huis", e tem por finalidade promover o bibliotecario escolar e sua inserção na comunidade profissional internacional.

Alfred é professor e um dos coordenadores do programa "Training the Trainers in Information Literacy" da ONU e tambem um amigo e colaborador de IASL. Ele ofereceu uma viagem , estadia e a inscrição ao congresso anual da IASL em Brisbane para um profissional de Brasil e outro de Africa do Sul.

Para o premio de 2010 o juri foi composto por: Katharina B. L. Berg - Diretora Regional da IASL para a América Latina e Caribe; Profa. Dra. Bernadete Campello (UFMG - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar; Eliane Fioravante Garcez (Coordenador - Grupo de Bibiotecários da Área Escolar de Santa Catarina - GBAE/SC)

Atenção bibliotecários de rede escolar: o prémio sera oferecido novamente no ano que vem.

O prof. Albert Boekhorst presidente da Fundação Da Vinci Huis estará presente no II FIBE ( Forum Internacional de Biblioteconomia Escolar) como palestrante, a ser realizado em São Paulo em 2010.
Informações enviadas por Katarina Berg

2 comentários:

Sandra disse...

Merces, a ideia do blog é muito boa, mas seria legal que o CRB comentasse os comentários dos leitores, respondesse perguntas deixadas no ar, que tal? Caso contrário seria repeteco de jornal impresso com mera reprodução de notícias. Acho que o CRB tem que ir além e dizer o que pensa.

CRB8sp disse...

você tem razão, mas o blog é institucional e nem sempre a opinião da moderadora reflete a opinião da entidade. Mas na medida do possivel, tempo, consenso, etc. vou procurar responder.
obrigada por seu contato
abçs.
merces