quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ribeirão é a pior em censo de bibliotecas

Cidade é a última entre os municípios da região com mais de 100 mil habitantes; São Carlos lidera lista

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, produzido pelo MinC (Ministério da Cultura), colocou Ribeirão Preto em 246º lugar no ranking das 263 cidades com mais de 100 mil habitantes do país.
A cidade tem apenas uma biblioteca pública municipal e foi a pior da região no ranking do MinC. O estudo também mostrou os municípios onde não há nenhuma biblioteca municipal -são sete na região.
A secretária da Cultura de Ribeirão, Adriana Silva, disse que mais importante do que aumentar o número de bibliotecas municipais é qualificar a que já existe na cidade.
Para isso, a secretária disse que busca verba de R$ 8 milhões no BNDES para passar a biblioteca Guilherme de Almeida, que hoje fica no prédio da secretaria e tem 13 mil exemplares, para o prédio da antiga Cianê, ampliando o acervo para 100 mil livros.
"Não tenho nenhum orgulho da nossa atual biblioteca, ainda mais numa cidade que tem uma Feira do Livro do tamanho da nossa. Mas acredito que qualificando a Guilherme de Almeida poderemos dar o respaldo necessário para o município, juntamente com os pontos de leitura já existentes", disse.
Além da Guilherme de Almeida, Ribeirão tem outras bibliotecas privadas, mas de acesso público. Entre as principais estão a Altino Arantes e a Padre Euclides, que comemora 107 anos de existência em 2010 e reinaugurou ontem seu auditório principal.
Na região, a cidade mais bem colocada foi São Carlos, com quatro bibliotecas - ficou em quinto na lista nacional.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos, ainda há outras 14 bibliotecas espalhadas em escolas e pontos de leitura.
As bibliotecas contam com um sistema integrado, o que, para a prefeitura, é o grande trunfo. O sistema permite que, sem sair de casa, os usuários procurem um livro e descubram em qual unidade está.
Todo o acervo público das bibliotecas municipais de São Carlos também está disponível em um catálogo on-line, que pode ser consultado por meio do site da prefeitura.

Publicado originalmente em 04/05/2010 no jornal Folha Ribeirão

0 comentários: