quinta-feira, 27 de maio de 2010

São Carlos é a 5ª do país com a maior quantidade de bibliotecas por habitante

O Ministério da Cultura divulgou, no último dia 30, o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) baseado em dados do ano passado. De acordo com o levantamento, São Carlos ficou em quinto lugar no ranking entre os municípios do país com a maior quantidade de bibliotecas por 100 mil habitantes (1,81).
À frente ficaram as cidades de Barueri-SP (4,07), Curitiba-PR (2,97), Santa Rita-PB (2,36) e Rio Grande-RS (2,03). Considerando apenas o Estado de São Paulo, São Carlos foi considerado o 2º município com mais bibliotecas.

O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

O levantamento apontou que em São Carlos há quatro bibliotecas públicas municipais para 220 mil habitantes. A diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI), Claudete Cury Sacomano, destacou que no Censo Nacional entraram apenas as bibliotecas públicas municipais Amadeu Amaral, Euclides da Cunha e Espaço Braille, além da distrital de Água Vermelha.

“No entanto, temos também oito bibliotecas nas Escolas do Futuro, que funcionam nas escolas municipais de ensino fundamental e são abertas à comunidade, quatro de apoio instaladas na Fundação Educacional São Carlos, Fundação Pró-Memória, Câmara Municipal e Fazenda Pinhal. Para completar, há um acervo temático de economia solidária”.

No total, são 17 bibliotecas que integram o SIBI, sendo que até o final do ano a Midiateca Municipal e a biblioteca distrital de Santa Eudóxia também serão integradas. “Esse resultado do Censo Nacional reflete um trabalho da Prefeitura que tem sido realizado desde 2005 com a criação do SIBI”, disse Claudete.


Números

As bibliotecas de São Carlos disponibilizam aos moradores um acervo de mais de 143 mil livros, a maior parte está nas unidades Amadeu Amaral, no Centro (37 mil), Escola do Futuro da EMEB Afonso Fioca Vitalli, no Cidade Aracy (12 mil), Escola do Futuro da EMEB Carmine Botta, no Boa Vista (11 mil) e Euclides da Cunha, na Vila Prado (10 mil).

Em 2009, as bibliotecas realizaram mais de 166 mil empréstimos domiciliares de livros. O SIBI possui ainda um Catálogo Online em que os usuários podem pesquisar pela internet, no endereço http://sibi.saocarlos.sp.gov.br, as obras que existem nas bibliotecas e a disponibilidade.

Fonte: saocarlos.sp.gov.br
Publicado originalmente http://www.ofir4news.com.br/rio-claro-sp/rio-claro-sp/55288-sao-carlos-e-a-5o-do-pais-com-a-maior-quantidade-de-bibliotecas-por-habitante

0 comentários: