quinta-feira, 27 de maio de 2010

Biblioteca é um excelente local de estudo para concurseiros, avalia especialista

Com base em dados divulgados no 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, professor Rogerio Neiva defende o local como ideal na busca pela aprovação em um concurso e como forma de democratização dos cargos públicos

Na tentativa de minimizar a dispersão e aumentar a concentração, muitos estudantes buscam a tranqüilidade das bibliotecas, como mostra dados do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas, encomendado à Fundação Getúlio Vargas pelo Ministério da Cultura. O estudo aponta, entre outros detalhes, que a cidade de Brasília tem a população que mais freqüenta as bibliotecas. Estes números podem ser cruzados com dados municipais, que demonstram que mais da metade destes freqüentadores são concurseiros. “Há uma série de fatores que ajudam na aprovação para quem estuda em uma biblioteca, o que vai contribuir definitivamente com a aprovação do candidato”, destaca o professor Rogerio Neiva Pinheiro, que é especialista em preparação para concursos.

Além da tranqüilidade e menor possibilidade de dispersão da concentração, a biblioteca – ou um local de estudos equivalente – diminui a chance de haver “furos” do aluno em seu planejamento, já que ele já tem um local certo para ir e, automaticamente, se dirige a ele, sem haver uma decisão de escolha de um novo local de preparação em cada vez que for estudar. “Outro aspecto interessante, consiste na possibilidade de profissionalizar e imprimir mais seriedade do processo de preparação. Naturalmente, nem todos os candidatos precisam deste cuidado, mas aqueles que saem do trabalho e vão para a biblioteca seguramente acabam por profissionalizar e imprimir mais disciplina no seu processo de preparação, fazendo desta atividade o seu segundo turno de trabalho”, afirma Neiva.

No entanto, o candidato que escolher estudar em uma biblioteca deve também levar em conta a relação entre custo e benefício. Ao se dirigir a outro local que não seja próximo de sua residência, a preparação para o concurso acaba tendo mais um custo, o do tempo de deslocamento e do valor do transporte. Ao estudar em casa, esse custo inexiste. “Portanto, é fundamental que o candidato não apenas defina um local de estudos, mas também avalie, refletindo sobre a relação de custo e benefício envolvida, o caráter eficiente, estratégico e racional de sua escolha. Seguramente esta preocupação lhe proporcionará uma grande contribuição para o alcance da sua aprovação no concurso ou exame”.

Outro ponto importante que a pesquisa demonstra é o uso da estrutura educacional do Estado na democratização da disputa por cargos nas esferas municipais, estaduais e federal. “Como a pesquisa se refere apenas às bibliotecas públicas, fica claro o principal do livre acesso, como estabelece a Constituição Federal”.
Publicado originalmente em Jornal Local http://jornalocal.com.br/site/educacao/biblioteca-e-um-excelente-local-de-estudo-para-concurseiros-avalia-especialista/

0 comentários: