segunda-feira, 7 de junho de 2010

35,3% das escolas públicas da RPT não têm biblioteca

Marcelo Rocha

A biblioteca é um cenário ainda desconhecido para muitos alunos de ensino fundamental na RPT (Região do Polo Têxtil). De um total de 102 escolas da rede pública pesquisadas pelo LIBERAL, 35,3% delas não contam com o espaço. A pesquisa foi realizada esta semana nas cidades de Santa Bárbara D´Oeste, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré. Americana, que também foi consultada, não passou números, mas informou que todas as escolas da rede possuem bibliotecas.

Os dados sobre acervos de livros passaram a ter sentido nos últimos dias, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no último dia 24, a Lei Federal 12.244, que obriga, entre outras coisas, todos os estabelecimentos de ensino do País a terem bibliotecas organizadas para pesquisa e estudo de seus alunos. A legislação prevê também, um prazo de 10 anos para que as escolas cumpram a medida.

Pelos dados levantados, apenas 66 escolas de ensino fundamental possuem espaços para biblioteca entre as cidades consultadas pela reportagem. O governo define na lei que estes locais devem contar com "coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinado a consulta, pesquisa, estudo ou leitura".

Duas cidades pesquisadas apresentaram um déficit maior no número de bibliotecas. Em Sumaré, apenas 31,42% das escolas possuem biblioteca, representando 11 dos 35 estabelecimentos de ensino fundamental. O diretor de Assuntos Pedagógicos da Secretaria de Educação de Sumaré, Emílio Augusto, ressalvou que as 24 restantes possuem espaços alternativos de leitura.

Já em Nova Odessa, existem 20 escolas de ensino fundamental e apenas 11 possuem bibliotecas, representando 55% da totalidade dos estabelecimentos de ensino na cidade. O coordenador da Secretaria de Educação de Nova Odessa, Assis das Neves Grillo, ressalvou que as nove unidades que não têm espaço adequado para biblioteca, possuem acervo.

No ensino fundamental de Santa Bárbara D´Oeste existem 25 escolas de ensino fundamental, sendo que 22 delas possuem bibliotecas e salas de leitura. O secretário de Educação do município, Herb Carlini, acrescenta que a implantação nas três escolas que não contam com o espaço está em curso. Segundo ele, no ensino fundamental estudam 7.839 alunos.

O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Hortolândia, Edivaldo Marcondes Leonardo, conta que todas as 22 unidades de ensino fundamental do município, com 14.381 alunos matriculados, adequaram seus espaços com salas de leitura e com materiais específicos.

O diretor de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Americana, Pedro Feltrin Nali, informa que todas as escolas de ensino fundamental do município possuem bibliotecas. Atualmente, a rede tem 6 mil alunos matriculados.

Publicado originalmente no jornal O Liberal
http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=0398E947110

1 comentários:

Cida Oliveira disse...

Parabéns, Professora Mercês! O Blog está maravilhoso. Informação consistente, mais um instrumento para nos atualizar.Sobre o artigo acima tenho a dizer que os dados mencionados da Cidade de Sumaré são verídicos, só não disseram que as Bibliotecas existentes nas escolas não tem o profissional Bibliotecário. Trabalhei em Sumaré(2007-2009), como a única Bibliotecária da Rede Municipal.
Cida Oliveira (ex Cida Cedoc FESPSP).