sábado, 19 de junho de 2010

Alunos de escola pública participam do projeto Eratóstenes

"Há 2.300 anos, na distante cidade de Alexandria, norte da Africa, viveu um filósofo grego chamado Eratóstenes. Dentre as muitas contribuições do filósofo para a humanidade o que mais chamou a atenção foi ele ser o responsável pela primeira teoria de que o nosso planeta é uma esfera, e não um plano, como todos imaginavam à época em que viveu.

Ao contrario de Galileu, Erastótenes não foi condenado por toda a sociedade e tratado como louco. O método usado por ele para chegar à conclusão é, até hoje, citado como exemplo de como uma simples observação de fenômenos do dia a dia podem ser usados para descobrir fatos importantes para a ciência, e ao mesmo tempo, torna-se um raciocínio bastante simples e altamente genial.

Por meio de um pergaminho recebido pelo filósofo, que também foi um dos primeiros bibliotecários que se tem conhecimento, que cuidava da biblioteca de Alexandria, percebeu escrito no documento, que em um determinado dia do ano (21 de junho) na cidade de Syene, exatamente ao meio dia, o sol refletia por completo em um profundo poço, sem fazer qualquer sombra. após um ano resolveu fazer uma experiência em Alexandria. Fincou um poste no chão e esperou que no dia 21 de junho exatamente ao meio dia tivesse o mesmo resultado qeu na cidade de Syene. Um curioso fato aconteceu: o poste fez sombra, o que levou o matemático a supor que tal fato só poderia ocorrer se o terra fosse não fosse um plano como todos imaginavam. Sabendo a distância entra as cidades, e os ângulo obtido pela sombra do sol no poste, Eratóstenes chegou a um cálculo de aproximadamente 40 mil quilometros. o que seria, no seu entendimento, a circunferência da Terra.

Com base na história do Filósofo, o Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires criou o projeto Eratóstenes, onde duas escolas em pontos distintos refazem a experiencia do grego, no Brasil, o Projeto Eratóstenes é divulgado pela OBA e vinculado ao Programa Casa da Ciência, da UFMS.

Uma das escolas que vai participar do projeto em Mato Grosso do Sul é a Escola Estadual Dona Consuelo Muller. Segundo o professor de física e responsável pelo projeto na escola, Suintila Valiños Pedreira, a escola foi convidada para participar pela universidade argentina e já tem um parceiro para fazer as medidas. "É como se uma escola fosse o ponto de Alexandria e a outra a cidade de Syene. Com os valores repassados podemos refazer os mesmos calculos que Erastótenes fez", explica Suintila.

A medição na escola começará as 11h30 e será feita a cada 10 minutos até as 12h30. a Escola Estadual Dona Consuelo Muller fica na rua Equador, 70 na vila Jacy, em Campo Grande.

Para mais informações o professor Suintila disponibiliza em seu blog (www.seraoextra.blogspot.com), vídeos explicativos de como é feita a medição. Contatos: Professor Suintila: (67) 9255-8087

Cultura,pura
Rodrigo Ostemberg - DRT/MS 623"
Publicado originalmente em: http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/atletismo-e-esporte/36122-alunos-de-escola-publica-participam-do-projeto-eratostenes

0 comentários: