segunda-feira, 14 de junho de 2010

Livro digital facilita acesso de estudantes

"Rogerio Jovaneli, de INFO Online

SÃO PAULO - Os universitários estão lendo menos? O livro digital ameaça as editoras e sugere o desaparecimento do livro tradicional? O livro digital facilita o acesso à leitura dos alunos e do público em geral?

Estas foram algumas das questões discutidas durante a XXIII Reunião Anual da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias).

O evento, ocorrido entre os dias 7 e 10 de junho, reuniu na sede da Fundação Editora da Unesp, em São Paulo, profissionais do mercado editorial e acadêmicos para reflexão sobre a leitura na universidade e o livro digital.

Segundo pesquisa divulgada por Eliane Yunes, da Cátedra Unesco de Leitura (PUC-RJ), os índices de leitura dos estudantes é baixíssimo ao ingressarem na universidade, mas, ao saírem, há uma melhoria significativa, da ordem de 20%.

Um aspecto fundamental levantado pela especialista é o papel dos professores como mediadores da leitura, "ensinando os alunos a lerem os textos, destrinchando-os, articulando-os, correlacionando os conhecimentos".

Outro fator identificado como estimulante é o acesso aos bens. Nesse sentido, "a internet configura-se como um instrumento facilitador", afirma Yunes, ressalvando, entretanto, que não é neste espaço que se forma um leitor.

"A universidade pode formar novos e perenes leitores, mas cabe ao professor perceber e trabalhar a heterogeneidade de seus alunos", referendou João Luiz Ceccantini, professor do curso de Letras da Unesp, campus de Assis."
Publicado originalmente em INFO online
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/livro-digital-facilita-acesso-de-estudantes-14062010-1.shl

0 comentários: