segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rio precisa de 3.271 bibliotecas

Escolas não estão adequadas a nova lei federal. Nos municípios, apenas 42% das unidades de Ensino Fundamental têm acervo

POR CRISTINE GERK

Rio - O Rio vai ter que se apressar para construir 3.271 bibliotecas nas escolas dos ensinos Fundamental e Médio nos próximos anos. Lei federal sancionada semana passada determina que todas as instituições de educação do País tenham acervo até 2020, mas nem as escolas particulares fluminenses estão dentro da meta.



O maior problema está nos municípios. Só 42% das 3.833 escolas municipais de Ensino Fundamental no estado estão adequadas. No Médio, o índice sobe para 72% das unidades, mas ainda está longe do ideal.

O diagnóstico tem como base os dados do Censo da Educação Básica de 2008. O Ministério da Educação ainda vai divulgar o levantamento mais detalhado do estado para saber em que municípios a situação está mais crítica.

A Prefeitura do Rio informou que todas as 1.064 escolas da rede têm sala de leitura. Em Nova Iguaçu, o governo admite que há unidades sem biblioteca, mas reforça que projeto desenvolve leitura e escrita em todos os estabelecimentos. Mesmo as escolas que não têm acervo investem na compra de livros e no incentivo à leitura.

CARÊNCIA DE BIBLIOTECÁRIOS

O problema não é exclusivo do nosso estado. Na Educação Infantil, apenas 30% dos colégios de todo o Brasil têm biblioteca. Seria necessário criar 21 por dia para cumprir a nova lei. A legislação estabelece que as bibliotecas devem ser administradas por especialistas da área — os bibliotecários. Mas hoje há um total de 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o País conta com aproximadamente 200 mil escolas de Educação Básica.

“É superimportante que as escolas invistam nisso. O Ciep onde trabalho tem biblioteca. Os alunos usam para pesquisar temas, fazer trabalhos. Muitos só têm acesso a livros por ali”, defende a professora de Geografia Clea de Andrade.

Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação, acredita que o desafio será superado com o envolvimento de toda a sociedade. Para ele, mais empresários poderiam se engajar na causa.

Publicado no Jornal O Dia em 03/06/
http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/6/rio_precisa_de_3_271_bibliotecas_85732.html

0 comentários: