domingo, 13 de junho de 2010

Um desafio para os próximos dez anos

"Nelson Patriota- Escritor

O movimento Todos pela Educação acaba de produzir um dos estudos mais minuciosos acerca das bibliotecas públicas em todo o Brasil, com base em dados do censo Educação Básica, de 2008, concluindo com uma constatação espantosa: a de que o nosso país precisará construir 25 mil bibliotecas por dia para enquadrar-se nos parâmetros da lei aprovada na semana passada, determinando que toda escola tenha uma biblioteca até o ano 2020. Sem falar que, hoje, muitas das poucas bibliotecas públicas em operação se encontram em estado deplorável.

É que o déficit de bibliotecas no ensino fundamental soma 93 mil. Mais grave é que falta mão de obra qualificada – bibliotecários – para gerir esses estabelecimentos quando forem retirados dos projetos dos seus idealizadores. De acordo com os cálculos do “Educação para Todos’, o déficit nessa área é de quase 90 por cento!

Os desafios são, portanto, gigantescos, quer do ponto de vista das instalações físicas, quer do ponto de vista de mão de obra qualificada. Abastecer esses novos espaços com livros atualizados e voltados para o ensino fundamental também representará enorme ônus para as finanças municipais.

A lição que se pode extrair desse triplo problema, no entanto, não deixa margem a dúvidas: sem bibliotecas acessíveis, bem-instaladas e modernas, continuaremos a ser um país de poucos leitores, a grande maioria dos quais se dão ao luxo de esnobar os livros como inutilidades dispensáveis.

Discutir a situação das bibliotecas públicas é, todavia, o único ponto de partida que pode levar a uma melhoria dessas instituições, formadoras que são de novos leitores, sobretudo entre as classes mais vulneráveis, que não dispõem de bibliotecas próprias, ou enfrentam grandes dificuldades para iniciar sua formação. A esse respeito, lembraríamos a importância da biblioteca pública de Lisboa para a formação literária do escritor José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1998, como relata seu biógrafo João Marques Lopes.

O exemplo se torna mais crucial se atentarmos para outro traço da biografia do escritor: sua condição de menino pobre, filho de pais semianalfabetos e pertencentes, portanto, à classe pobre da sociedade portuguesa.

Porque as bibliotecas têm um papel vital nas sociedades democráticas. O historiador Robert Darnton, especialista em história do livro, assim o resume, em seu instigante A questão do livro ? passado, presente, futuro: “As bibliotecas nunca foram depósitos de livros. Sempre foram e sempre serão centros do saber. Sua posição central no mundo do saber as torna ideais para mediar os modos impresso e digital da comunicação. Livros também podem acomodar os dois modos”.

O historiador americano adianta uma questão com que as bibliotecas do futuro ? daqui a dez anos, por exemplo ? terão que lidar e com a qual muitas já o fazem: a “intromissão” da internet e sua elevação a parceiro incontornável da indústria cultural.

Basta pensar, por exemplo, no papel cada vez mais importante que instrumentos de busca como o Google, o Yahoo e outros já exercem atualmente como veículos de informação, sobretudo entre os jovens, e que tende a crescer com o passar dos anos, embora a qualidade e o grau de confiabilidade das informações colocadas na rede mundial ainda sejam questionáveis sob muitos aspectos.

Enfim, a biblioteca existe para promover um bem público: a cultura, ou, nas palavras de Darnton, “o encorajamento do saber”, a “educação aberta a todos”, o que a coloca como forte aliado do estado democrático moderno, através da oferta de livros quer impressos, quer virtuais, possibilitando o acesso a novos saberes às classes menos colocadas socialmente, compensando carências de ordem estrutural dificilmente superáveis por outros meios.

Não se trata, por isso, de cogitar do fim da biblioteca. Antes, é possível imaginá-la, num futuro não muito remoto, como uma aliada da leitura e da educação de homens e mulheres que se deixem atrair pelo canto de sereia das letras. Exatamente como acontece em nossos dias."

Publicado originalmente no Jornal Tribuna do Norte
http://tribunadonorte.com.br/noticia/um-desafio-para-os-proximos-dez-anos/151107

0 comentários: