quarta-feira, 7 de julho de 2010

Acervos culturais são destruídos em enchentes

"Assessoria Uneal
Parte do acervo não tem como ser recuperado
A pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia (AAPB), Wilma Nóbrega, visitou municípios do interior de Alagoas para verificar os danos aos acervos das Bibliotecas Públicas atingidas pelas enchentes.

Motivados pela comoção nacional diante da notícia da perda dos acervos da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, na cidade de Quebrangulo, profissionais e estudantes de Biblioteconomia colocaram-se à disposição para auxiliar nos procedimentos básicos de conservação preventiva. “Todos ficamos muito sensibilizados e recebemos o apoio de colegas da região Sul que também sofreram catástrofes semelhantes”, explica Nóbrega.

Sob a coordenação das bibliotecárias Wilma Nóbrega e Maria Luiza Russo (coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) o grupo colocou o pé na estrada e contou com o apoio de entidades significativas na área.

“A Federação Brasileira de Associação dos Profissionais Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) mobilizou instituições e órgãos nacionais e internacionais para subsidiarem informações acerca dos procedimentos emergenciais. Além de iniciar uma campanha de doação de obras de Graciliano Ramos para as Bibliotecas Públicas Municipais dos municípios atingidos”, explica Wilma Nóbrega.

As chuvas também trouxeram prejuízos culturais para os municípios atingidos. Ao desembarcarem nos locais, as equipes ficaram impressionadas com a destruição. “Em Quebrangulo, deparamos-nos com um quadro lamentável. Restaram apenas cerca de 100 livros de um total de 5.000 volumes. Das obras do Mestre Graça, apenas um título, das mais recentes edições”, relata a bibliotecária.

Mesmo diante das perdas, as coordenadoras orientaram os profissionais que atuam nas bibliotecas para a adoção de medidas emergenciais para recuperação dos livros. Segundo Wilma Nóbrega, muitas obras estavam encharcadas e já apresentavam sinais de fungos. Para secá-los, seria necessário o uso de um desumidificador. No entanto, falta energia elétrica no prédio. “Constatamos, portanto, a perda total de equipamentos, mobiliários e verificamos profundas e longas rachaduras nas paredes”, disse.

A equipe lamentou os danos encontrados nas bibliotecas, no entanto afirmam que manterão o compromisso com a reconstrução dos espaços. “Continuaremos apoiando e mobilizando a sociedade para a renovação dos acervos nos municípios atingidos”, afirmou a presidente da AAPB.

Diante da calamidade, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, já está negociando com o Ministério da Cultura para garantir o apoio federal na recuperação das bibliotecas do interior de Alagoas. A previsão é que, em breve, sejam disponibilizados recursos para reconstruir os acervos.

“A Uneal e a AAPB reafirmam seu compromisso social, apoiando iniciativas e mobilizando profissionais qualificados para salvaguardar os acervos arquivísticos, bibliográficos e audiovisuais dos equipamentos culturais do Estado, visando especialmente à preservação e o resgate da memória alagoana”, ressalta Wilma Nóbrega."

Fonte: Agência Alagoas
Publicado originalmente: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Cultura&vCod=88415

0 comentários: