segunda-feira, 12 de julho de 2010

CIRCULANTE DA MARIO DE ANDRADE REABRE DIA 21/07

"VENHA CONHECER A BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – CIRCULANTE, QUE REABRE, EM 21 DE JULHO, TOTALMENTE REFORMULADA

Em 21 de julho próximo será reaberto um importante espaço da Biblioteca Mário de Andrade: a Circulante, área que oferece livre acesso ao acervo e se destina à leitura, pesquisa e empréstimo. Essa reabertura marca a conclusão da primeira etapa do Plano integrado de recuperação e modernização da Biblioteca, uma ação de valorização do patrimônio público e de incentivo à revitalização do centro de São Paulo, que contou com o apoio financeiro do BID.
Criada em 1944, a Circulante, depois de passar por vários endereços na cidade,
retorna agora ao edifício principal da biblioteca, onde nasceu. Com o acervo
totalmente informatizado, instalações adequadas e amplo espaço para pesquisa local, a Circulante oferecerá, além de serviços de consulta e empréstimo e orientação à pesquisa, intensa programação cultural - encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores, lançamentos editoriais, leituras dramáticas, ficinas,saraus, dentre outras atividades. A área de convivência oferece, também, spaço dedicado à leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café.

ACERVO
A Circulante reabre com seu acervo renovado e todo informatizado e abrigará as seguintes coleções: a Coleção Circulante propriamente dita, disponível para consulta e empréstimo, com mais de 42.000 volumes, que contempla todas as áreas do conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas. Essa coleção é ontinuamente atualizada e, desde 2005, mais de 7.000 novos títulos foram a ela acrescidos.

Outra coleção disponível no espaço da Circulante é a Coleção São Paulo, composta de materiais audiovisuais e bibliográficos sobre a cidade de São Paulo disponíveis para consulta local. Pretende ser um centro de informação, pesquisa e referência sobre a cidade, com ênfase em história da cidade (logradouros, edifícios relevantes, instituições culturais e educacionais), arquitetura e urbanismo, monografias de artistas que tenham São Paulo como tema, Linguajar paulistano; Culturas paulistanas; Artes visuais; Artes cênicas e do espetáculo; Música; Educação; Questões sociais; Indicadores e análises socioeconômicas e culturais; Demografia; Políticas públicas; Saúde pública; Botânica, Zoologia, Meio ambiente; e Turismo, dentre outros assuntos.
Com mais de 3.500 volumes, encontra-se, também, no espaço da Circulante, a Coleção de Referência, destinada exclusivamente à consulta local. É composta por dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e outras fontes de pesquisa nas várias áreas do conhecimento.
A Circulante abriga, também para consulta local, uma amostra do acervo recebido regularmente pela Biblioteca Mário de Andrade que, desde 1958, é depositária de material publicado por aquela instituição internacional e por agências internacionais, tais como Unicef, CEPAL, FAO, etc.

PROGRAMAÇÃO DE REABERTURA DA CIRCULANTE:

A programação de reabertura da Circulante, no dia 21 de julho, incluirá, além da reabertura oficial, animações e encenações a partir das 12h30.

Na oportunidade, será lançado o número n.65 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade. Essa publicação mantém o formato das edições anteriores e traz, dentre outros, os seguintes artigos: A liberdade intelectual de Anatol, de Sérgio de Carvalho; Os mais vastos horizontes do mundo, de Claude Lévi-Strauss; O cubismo e a vida cotidiana, de Claude Lévi-Strauss; A pintura moderna, de Jean Maugüé; O espanto inexplicado, de Manuel da Costa Pinto (sobre Clarice Lispector); Recuperação de Parque industrial, de Fernanda Mokdessi Auada e A escritura estilhaçada de Pagu, de Gênese Andrade; O editor dos Novíssimos, de Heitor Ferraz Mello (sobre Massao Ohno), além de um Dossiê Brasília, com Carmen Portinho e sua capital para a vida moderna, de Silvana Rubino; Paradigmas urbanísticos de Brasília, de Sylvia Ficher; Toada pra se ir a Brasília, de Cassiano Ricardo; Ruínas do futuro, entrevista com Vladimir Carvalho; e Mínima cidade, de Francisco Alvim Às 18h00 vamos contar com a presença de Oswaldinho da Cuíca para uma ‘palestra cantada’. Ao lado de André Domingues, Oswaldinho é coautor de obra sobre o samba em São Paulo, recém lançada pela Editora Barcarolla, Batuqueiros da Paulicéia.

Haverá um bate-papo sobre a obra, entremeado por apresentações musicais.

Até o final de julho, estão programadas, dentro das festividades de abertura, atividades para o fim da tarde – das 18h00 às 20h00. Será uma oportunidade para a população conhecer a Biblioteca, inscrever-se para empréstimo de livros e deleitar-se
com essas conversas em torno do livro e da leitura, das artes e da cultura em geral.

Saiba mais sobre a Circulante e sobre a programação pelo site:
http://www.bma.sp.gov.br
Endereço:Av. São Luis, 235 – Centro
01203-000 – São Paulo, SP
Horário de atendimento:
2ª a 6ª das 8h30 às 20h30
Sábados das 10h00 às 17h00
Contato:Fone: PABX (11) 3256-5270
E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://www.bma.sp.gov.br
Fonte: release da Biblioteca Mario de Andrade

0 comentários: