sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Biblioteca de São Roque incentiva leitura por meio de contação de histórias

" Além do trabalho pedagógico desenvolvido na rede municipal de ensino de São Roque de incentivo à leitura, a Biblioteca Pública do município, “Prof. Arthur Riedel” também está promovendo atividade nesta área. Na segunda-feira, 9, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o local teve como atração, contação de histórias. A apresentação foi feita pela Companhia “Ópera na Mala”, do projeto Viagem Literária da Secretaria da Cultura. Os atores, Sergio Serrano e Cris Miguel contaram o espetáculo “Baú de Histórias” que também apresentam na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum. Ao todo 551 pessoas entre crianças de 5 a 10 anos de escolas municipais e particulares da cidade, e público em geral, assistiram ao espetáculo.

Utilizando bonecos de várias técnicas e música ao vivo, a dupla de contadores contou de forma dinâmica e bem-humorada o “Baú de Histórias” que retrata de um Rei que quer ouvir histórias e oferece um prêmio para aquele que contar a história mais longa. Dom Quixote e Sancho Pança, o Contador de Histórias, a Princesa e o Lelo do Castelo, Senhor Andino, Professor Nicolau Nicolaievski, entre outros, apresentam suas histórias trazendo um pouco da cultura de várias partes do mundo.

O projeto da Secretaria da Cultura é apresentado por grupo de artistas especializados em contação de histórias e leva contos e cantos para as bibliotecas, proporcionando às crianças uma inesquecível viagem literária e imaginária.

Serrano explica, que é o segundo ano que participam do Viagem Literária e, segundo ele, é um projeto bastante interessante e tem como finalidade mostrar como a biblioteca pode ser divertida e quantas histórias e coisas estão nela. “Só precisa que a gente venha buscar e transformar num lugar atrativo”, acrescentou.

O trabalho visa também, além de estimular e incentivar a leitura às crianças, formar futuramente pessoas mais capacitadas. “Se a gente quiser ter um país com pessoas que sejam mais educadas funcionalmente que pensem, que tenham opinião e histórias para contar, acho que a gente tem de estimular muito a leitura”, enfatizou Serrano.

A chefe da Biblioteca Municipal de São Roque, Ignez de Castro Carvalho, salientou que é importante realizar atividades como estas porque atrai as pessoas a visitarem o espaço e, com isso, incentivar o uso e a prática da leitura. Ela adianta que para este ano, também em parceria com a Secretaria da Cultura, mais três outros eventos estão programados na biblioteca para setembro e outubro com escritores e novembro com oficina literária."

Publicado originalmente: http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=3053

0 comentários: