quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Biblioteca em terminal de ônibus

"Incentivo à leitura
Será inaugurada amanhã a primeira biblioteca em um terminal de ônibus do Estado

ADRIANA FEREZIM
Da Gazeta de Piracicaba
adriana.ferezim@gazetadepiracicaba.com.br

Mais de 500 mil pessoas terão acesso diário a livros de literatura, conhecimento, culinária, infantis e juvenis com a inauguração, amanhã, da biblioteca Máquina do Saber, no Terminal Central de Integração (TCI). A abertura será às 11 horas e o projeto é uma iniciativa da Caterpillar, Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Ação Cultural e Trânsito e Transportes e do Instituto Brasil Leitor (IBL). A proposta tem ainda apoio do Ministério da Cultura.

A biblioteca vai iniciar com 2.125 títulos e, conforme os exemplares forem adquiridos, uma pesquisa com os usuários será realizada para a aquisição de novos livros. "A população tem bom gosto para a leitura e todos estão em permanente aprimoramento profissional e pessoal. Não é verdade que o brasileiro não gosta de ler. Essa é a 10ª biblioteca que inauguramos, a primeira do Estado em um terminal de ônibus", contou a bibliotecária coordenadora do projeto Maria das Graças Garcia.

As atualizações dos títulos irão ocorrer a cada trimestre. "Vamos atender aos pedidos e também contaremos com os lançamentos das editoras. Todos os livros que vamos emprestar são novos. O objetivo do projeto é a minimização do analfabetismo funcional e o incentivo à leitura por prazer", disse.

Ontem, ela e a equipe estavam trabalhando na arrumação das prateleiras e dos detalhes da biblioteca, que segue os mesmos moldes das já administradas pelo IBL no metrô em São Paulo (estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM), no terminal de ônibus Pelôpidas Silveira em Recife, na Estação Mercado em Porto Alegre, e outras unidades no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e no interior da Caterpillar.

"Há cinco anos, temos em nossa fábrica o projeto "Ler é Saber" e nosso objetivo sempre foi levar para a comunidade nossa biblioteca Máquina do Saber, pois acreditamos que nos livros podemos encontrar o maior tesouro da humanidade, que é o conhecimento. Por essa razão, consideramos fundamental estimular nossos jovens ao hábito da leitura por meio de uma biblioteca de fácil acesso, como é a que estamos inaugurando no Terminal de Integração. Afinal, quem lê bons livros está capacitado para a vida", declara Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil.

A estimativa é que cerca de 538 mil pessoas passem pelo TCI diariamente. Segundo a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, o projeto é inovador e de grande valia cultural para a cidade de Piracicaba. "Com certeza, a biblioteca localizada no TCI será sucesso, pois os piracicabanos sabem usufruir dos benefícios da boa leitura", afirmou.

DIFERENCIAL. A biblioteca oferece como diferencial para os usuários um horário de atendimento diferenciado, das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. A entrega do livro pode ser feita no período em que a unidade está fechada, por meio de um sistema de depósito semelhante ao que as videolocadoras adotam. "Isso traz mais conforto e praticidade para os usuários na devolução dos livros. Eles são emprestados por dez dias e o período pode ser renovado por até três vezes", afirmou Maria das Graças.

A expectativa do IBL é atingir três mil associados nos dois primeiros anos de atividade da biblioteca. Para ter acesso aos livros da Máquina do Saber, o usuário deverá ter uma carteira de sócio.

O documento é obtido mediante a realização de um cadastro gratuito. O interessado deverá levar o original e uma cópia dos documentos: comprovante de endereço atual, RG, CPF e uma foto 3x4. A emissão da primeira carteirinha é gratuita e na 2ª via será cobrada taxa de R$ 3,00. Para menores de 18 anos, a carteira é emitida se eles estiverem acompanhados por um responsável.

Nas unidades do IBL em funcionamento no país, desde 2004, já são 55.751 associados e 565.526 empréstimos. "Esse sucesso prova que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e apressado", afirma William Nacked, diretor-geral do IBL.

ACERVO

2.125 livros oferece inicialmente a Máquina do Saber."
Publicado originalmente http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1706379&area=26050&authent=121143A8BF9EA3635074BCACEFE254

0 comentários: