quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MT: municípios sem bibliotecas não receberão mais repasses

Só Notícias/Leandro J. Nascimento, de Brasília


O Ministério da Cultura tornou mais rígido o repasse de recursos para municípios brasileiros investirem em bibliotecas públicas. Uma portaria assinada pelo ministro Juca Ferreira suspendeu a transferência de dinheiro para a prefeitura que não tiver ao menos um desses espaços em funcionamento. De acordo com o MinC, desde abril foram investidos R$ 21 milhões no envio de 2 mil livros, mobiliário, aparelhos de TV, DVD, computador para todas as 420 cidades que, segundo o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, não possuíam biblioteca.

Em Mato Grosso, conforme identificou a pesquisa do Ministério da Cultura, são 3,9 unidades por cada grupo de 100 mil habitantes. O Estado é o quinto do país com maior número de bibliotecas públicas municipais. No país, são 420 cidades que ainda não contam com BPMs. Mato Grosso é responsável por 3% desta fatia. Ou seja, 13 cidades da unidade federativa não dispõem de bibliotecas públicas municipais.

O Censo das Bibliotecas identificou a não existência de espaços em Arenápolis, Cáceres, Indiavaí, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Paranaíta, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingú e Terra Nova do Norte.

Além de Mato Grosso, não há bibliotecas em municípios dos Estados de Goiás, Bahia, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em maio, uma série de reportagens produzidas por Só Notícias detalhou a situação de Mato Grosso verificada pelo Censo das Bibliotecas, estudo inédito produzido com a finalidade de auxiliar o Governo Federal na criação de medidas voltadas ao setor.

Leia mais: Mato Grosso é 5º maior em bibliotecas públicas

Acesso às bibliotecas públicas em MT ainda não é universal

Cuiabá também tem fraco desempenho no censo de bibliotecas públicas

MT está acima da média quanto a leitura de livros de bibliotecas públicas
Publicado originalmente http://www.sonoticias.com.br/noticias/3/117304/mt-municipios-sem-bibliotecas-nao-receberao-mais-repasses

0 comentários: