terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sistema CFB/CRB se mobiliza para ajudar vítimas da chuva

"A forte chuva que aflige o sudeste do país já matou quase 600 pessoas nos últimos dias e causou milhões de Reais em prejuízos, principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O caso mais grave é o da região serrana fluminense, que até ontem, domingo, dia 16, havia contabilizado 640 mortos.

As chuvas torrenciais são comuns nestas regiões no verão, mas a violência das últimas tempestades causou uma tragédia sem precedentes nas áreas atingidas. Sem falar da possibilidade de novos desabamentos e do risco de morte por soterramento, as populações estão desabrigadas, sujeitas a doenças e sem mantimentos.

Para ajudar estas pessoas que perderam casas, pertences e entes queridos, conclamamos os bibliotecários a se unirem em campanha para arrecadar e doar itens essenciais. Caixas para recolher donativos estão sendo colocadas nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (6 - MG, 7- RJ e 8 - SP). À medida que as doações vierem, serão diretamente encaminhadas aos órgãos responsáveis nas regiões atingidas.

Os desabrigados precisam essencialmente de água potável, alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Assim, pedimos gentilmente que os interessados em contribuir tragam seus mantimentos para a sede desses Conselhos o quanto antes: toda ajuda é importante.

Para doentes e feridos, também é importante ter estoque de sangue para transfusão disponível. Assim, foi criado, no Rio de Janeiro, um esquema especialmente organizado para atender a esta demanda. O poder público também criou contas bancárias específicas para arrecadar quantias para a compra de mantimentos necessários aos flagelados.

Para aqueles que preferirem fazer suas doações diretamente aos canais oficiais, há uma série de opções de contato. Abaixo, pode-se conferir endereços dos postos de coleta, bem como dados das contas-corrente devidamente destinadas a esse fim e informações sobre doação de sangue:

Agradecemos a participação de todos e lembramos que é sempre útil passar a informação sobre como ajudar adiante, para seus familiares, amigos e colegas.

Campanha São Paulo

Locais para doações


Cruz Vermelha: Avenida Moreira Guimarães, 699, em Indianópolis, em São Paulo

Defesa Civil de São Paulo: Rua Afonso Pena, 130, no Bom Retiro, em São Paulo

Corpo de Bombeiros de todo o Estado

Centro Comunitário da Legião da Boa Vontade (LBV): Avenida Rudge, 908, no Bom Retiro

Secretaria de Desenvolvimento Social; no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga;

Diretoria Regional de Desenvolvimento Social da Capital;

Bases da Polícia Militar

Fundo Social de Solidariedade: Rua Adolfo André, 1.055, no Centro de Atibaia

Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana - São Paulo - SP

0 comentários: