segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

“O grande roubo de livros”

"O ‘saque’ de livros pertencentes a intelectuais palestinos pelo exército israelense é tema de um documentário que está sendo realizado pelo cineasta israelense de origem holandesa Benny Brunner. Ele afirma que cerca de 30 mil livros e manuscritos árabes, alguns deles raros e valiosos, acabaram na Biblioteca Nacional de Israel depois da guerra de 1948.

O interesse de Brunner pela história começou com um artigo escrito por um jovem acadêmico israelense, Gish Amit, que por acaso encontrou livros ‘coletados’ de bibliotecas pessoais de palestinos que fugiram ou foram expulsos de suas casas em 1948 quando fazia a pesquisa de sua tese de doutorado.

Benny Brunner agora está recriando o que ele chama de ‘saque’ dos livros no documentário “The Great Book Robbery” (O grande roubo de livros). Eventualmente, ele espera localizar os proprietários originais dos livros. Uma testemunha entrevistada por ele é Nasser Eldin Al Nashashibi, membro de uma conhecida família de intelectuais em Jerusalém, que em 1948 tinha 20 anos.

“Nossos livros foram roubados da minha casa. Eles foram saqueados por judeus. Vi isso com meus próprios olhos.”

De acordo com Brunner, funcionários da Biblioteca Nacional, coordenados com o exército israelense, entravam nas casas depois que os proprietários palestinos eram retirados à força. Às vezes, os livros eram coletados enquanto o conflito ainda estava acontecendo, conta Al Nashashibi."
Leia mais

0 comentários: