quinta-feira, 10 de março de 2011

Bibliotecários precisam de atualização para encarar as bibliotecas digitais

"Por Redação Pantanal News/Portal Educação

Estão crescendo cada vez mais as bibliotecas digitais no Brasil. Além da comodidade em achar uma obra por meio de um clique, o leitor não precisa se dirigir a uma biblioteca e ficar horas procurando por algum livro naquelas prateleiras empoeiradas.

Com esta novidade, quem também está mudando o perfil de trabalho são os bibliotecários e arquivistas, que agora precisam buscar formação especializada em preservação digital. “Chegou a hora dos bibliotecários procurarem formação continuada para atualização”, enfatiza a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.

Há exemplos de bibliotecários que passaram boa parte de suas vidas trabalhando em bibliotecas, preenchendo fichas de livros à mão e localizando livros em prateleiras e que agora estão vendo a carreira sofrer uma drástica mudança.

Atualmente, o mercado de coleções on-line é cada vez mais amplo no país e só tende a crescer nos próximos anos. Cursos como o de extensão em bibliotecas digitais é uma ótima dica para se atualizar e aprender como funciona o trabalho na internet e é voltado para bibliotecários, arquivistas, profissionais da área de informação e museólogos."
Publicado originalmente http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=67367

0 comentários: