domingo, 17 de abril de 2011

Nas escolas faltam as bibliotecas

" Se os estudantes brasileiros não têm livros em casa, eles também não possuem nas escolas. Faltam bibliotecas nos colégio brasileiros. Para pôr fim na situação, uma lei, assinada no ano passado, pelo então presidente Lula, determina que toda escola, pública ou privada, tenha uma biblioteca. Foram dados 10 anos para os espaços serem construídos. Para o acervo, é preciso um livro por aluno.

Um levantamento do Movimento Todos Pela Educação, feito em 2010, mostrou que para o Brasil cumprir a lei, faltam 93 mil bibliotecas só no ensino fundamental – são 9 mil novos acervos por ano ou mais de 25 bibliotecas por dia.

O estudo foi feito com base no Censo da Educação Básica 2008. A situação é mais grave na rede pública e no ensino fundamental.

Faltam bibliotecas em quase 70% dos colégios públicos e em cerca de 20%, dos privados. No ensino médio, o número cai para cerca de 16% nas escolas públicas e 9% nas privadas.

– Faltam bibliotecas exatamente em escolas de regiões mais pobres, onde os alunos não têm condições de ter livros e também não encontram nas escolas. Cabe ao poder público fazer essa compensação – afirma a diretora executiva do movimento, Priscila Cruz.

A Secretaria de Estado da Educação foi questionada de como andava a situação no Estado, mas não respondeu até o fechamento da edição. Em Florianópolis, as 36 escolas municipais de ensino fundamental têm bibliotecas e bibliotecários.
Publicado originalmente http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3277489.xml&template=3898.dwt&edition=16908§ion=213

0 comentários: