sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Biblioteca Infantil de Sorocaba completa 25 anos de existência


Agência BOM DIA
O prédio imponente da Biblioteca Infantil de Sorocaba, com arquitetura do século XIX, remete a uma época que atualmente só é encontrada nos livros, nas páginas de obras de escritores famosos que ajudaram a construir a cidade. E o homem que dá nome ao local foi um dos pioneiros da literatura infantil no país: o sorocabano Renato Sêneca Fleury. E, nem de longe, ele imaginava que um dia seu livro – publicado em 1930 – ganharia lugar de destaque na biblioteca. A obra de Fleury fica na sala das obras raras, um lugar especial onde estão só as preciosidades do acervo. As informações são da TV TEM.

Andar no meio das prateleiras é como fazer um passeio, uma viagem cheia de riqueza, informação e histórias que encantam. O acervo tem mais de 32 mil livros e quem visita a biblioteca tem uma aula de cultura e muito, mas muito conhecimento. É nas páginas dos livros que muito estudantes descobrem grandes histórias. É o caso de Mônica, de 20 anos, que frequenta a biblioteca infantil municipal desde quando era criança, e foi lá que ela aprendeu a gostar de ler.

O livro mais antigo da biblioteca é um dicionário de medicina popular escrito em 1851, que ainda pode ser consultado. Historinhas para as crianças não faltam. A gibiteca tem mais de seis mil gibis, mas quem visita a biblioteca não fica só de olho nos livros. Conhece também um pouco do que foi a literatura no passado. E além dos livros tem música também. O arquivo tem mais de 19 mil discos, que podem ser ouvidos em uma vitrola de 1929."
Publicado originalmente http://www.redebomdia.com.br/noticias/viva/64375/biblioteca+infantil+completa+25+anos+de+existencia

0 comentários: