sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Indice de leitura no ABC é de 2,36 livros/ano, aponta INPES

"O índice de leitura nos sete municípios do ABC é de 2,36 livros por ano, número superior à média do País, onde os demais brasileiros leem 1,5 livro/ano. O resultado é de levantamento do Inpes (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano) ao ouvir 1.050 entrevistados no primeiro semestre de 2011. Se for levada em consideração a população com mais de 18 anos no ABC (1,8 milhão) – foco da amostragem – e multiplicá-la pelo índice, a conclusão é de que neste ano serão lidos quase 4,5 milhões de livros.
Entre as mulheres da região, o índice salta para 3,04 livros/ano. Já entre os homens, o recuo é de 1,67 livro/ano. O perfil socioeconômico é um dos principais fatores de impacto.  Entre os entrevistados classificados como classe A, o hábito de leitura atinge o patamar de 4 livros por ano. Na classe B, o número cai para 2,85. Entre os elencados na C, o índice se assemelha ao nacional (1,59). O pior desempenho é verificado justamente nas classes mais baixas D/E, que não atinge um livro por ano (0,79).
Por cidade (veja tabela), São Bernardo lidera com 3,22 livros/ano. São Caetano, que deveria liderar por conta do perfil econômico, aparece na sequência com 2,83 livros/ano devido à grande quantidade de idosos. Dos sete municípios, só Mauá e Rio Grande da Serra apresentam índices abaixo da média nacional. "
Leia mais

0 comentários: