sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prefeitura inicia transferência da Biblioteca

25.10.12 – A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início aos primeiros procedimentos técnicos para realizar o processo de transição do acervo da Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares para o prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na avenida São Domingos.

A previsão é que a remoção e a transferência das obras sejam concluídas até 20 de dezembro, data agendada para a reinauguração do novo espaço. No total, o acervo da Biblioteca conta com mais de 55 mil exemplares, incluindo livros em braile.

De acordo com informações da Secretaria de Cultura, a Biblioteca, atualmente localizada na rua Maranhão, 308, estará fechada para atendimento ao público a partir de 5 de novembro. O mesmo acontecerá com o sistema online para reserva e renovação de empréstimos de livros – feito através do site da Prefeitura.

Com isso, foi estabelecido o prazo de 1º de novembro para que usuários devolvam ou façam novos empréstimos de livros. Sem o sistema renovação online, não haverá ocorrência de multas por atraso na devolução. O leitor que realizar empréstimos antes do fechamento devolverá o livro quando a Biblioteca voltar a atender.

O objetivo da Prefeitura é reformar, ampliar e adequar o antigo prédio do MIS – Museu de Imagem e Som para que este possa receber o acervo da Biblioteca, bem como para oferecer espaços de convivência, leitura e de exposições do Museu Municipal. Também será reservado espaço para reserva técnica e administração.

Projeto

A Secretaria de Planejamento adequou todos os espaços do prédio à acessibilidade universal e preservou o antigo auditório. Todas as intervenções preservarão, ao máximo, a arquitetura original do antigo MIS. A área, incluindo ampliações que estão sendo feitas, é de 1.147 metros quadrados. O investimento será de R$ 746 mil.

Baseado em estudo feito pela consultora Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro, bibliotecária do Goethe-Institut São Paulo, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento para a reestruturação do prédio, de estilo modernista, respeitará a arquitetura histórica, com introdução de conceitos contemporâneos.

“As bibliotecas da atualidade vão muito além do simples empréstimo e guarda-livros. A Biblioteca Pública de Catanduva pretende se transformar em um moderno centro de aprendizado, leitura, lazer e serviços”, apontou Ana Teresa, em seu estudo. Um dos objetivos é fortalecer a imagem do local como pólo gerador de conhecimento.

Desenvolvimento

Para o prefeito, a construção da nova Biblioteca Municipal segue o desenvolvimento alcançado pelo município nesses últimos anos.

“Infelizmente, ao longo dos 90 anos de Catanduva, a cidade ainda não possuía um espaço próprio e adequado para uma biblioteca. Mudou-se constantemente de um local para outro, sempre com adaptações. Uma biblioteca com conforto e bons exemplares é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade”, explica.

A visão desenvolvimentista da administração também é reforçada pela bibliotecária Márcia Sueli Barbujani, responsável pelo local. “Pela primeira vez na história de Catanduva, a Biblioteca Municipal ocupará instalações projetadas especialmente para ela, o que irá colaborar com sua relevante função pedagógica e cultural”, diz.

A profissional afirma que as novas instalações, móveis e equipamentos irão motivar todos os funcionários na busca por melhores formas de atendimento ao leitor.

Novidades

A nova Biblioteca Municipal ganhará sala de reuniões, espaço de internet, sala de pesquisas, espaço infantil, área de convivência, espaço verde e um pequeno playground, além de um auditório, com camarim, que poderá receber 100 pessoas.

O Museu Municipal, também pela primeira vez, terá um espaço próprio, com área de exposição e local específico para a reserva técnica. A área de acesso ao público terá iluminação especial, apropriada para garantir boa eficiência e conforto.

Fonte:
http://www.catanduva.sp.gov.br/noticia/ler/5136/PREFEITURA_INICIA_TRANSFERÊNCIA_DA_BIBLIOTECA

0 comentários: