sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Workshop complementar à palestra do dia 4.12.12 "O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil"

O Goethe-Institut São Paulo, com o apoio da Biblioteca de São Paulo, convida para o workshop complementar à palestra do dia 4.12.12
O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil

As medidas para promover habilidades de leitura são elaboradas para o grupo-alvo central de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Como primeiro passo, o workshop “O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil”, é destinado a bibliotecários, radialistas, jornalistas e outros multiplicadores no país.

Conteúdo do workshop para multiplicadores:

Dia 5.12.12
9h Boas-vindas e apresentação

9h15 Introdução: “promoção da capacidade de leitura por meio do rádio” – discurso motivacional sobre o tema alfabetização e habilidades de leitura, tendo como exemplo o Brasil no contexto global.

Motivação da alfabetização por meio do rádio. Apresentação de possíveis aplicações do meio rádio no contexto de mídia educacional. Apresentação de exemplos de mídia educacional no trabalho da Radijojo.

Apresentação das características e desafios no trabalho de mídia educacional com crianças e adolescentes. Tópicos: direitos das crianças, transmitir habilidades e ativação do civismo nas crianças bom base em metodologias participativas e com o objetivo de incentivar as crianças no uso da sua própria voz.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h Introdução teórica à tecnologia de produção e distribuição de contribuições em áudio (revistas, podcasts, etc). Introdução prática às técnicas de gravação, entrevista e exercícios vocais, introdução à área de processamento das contribuições gravadas, edição de áudio, upload de posts usando tecnologias abertas para processamento de dados simples e rápido. Exercícios.

17h Fim do 1º dia

Dia 6.12.12
9h Desenvolvimento de aplicações de tópicos/exemplos e contribuições de áudio no contexto da promoção de habilidades de leitura. Exercícios para a produção de contribuições de áudio para exemplares de texto, trechos escritos e comentários.

“Meu poema favorito, minha história favorita” – uma expedição pela biblioteca. Os participantes do workshop exploram diferentes textos em trabalho de grupo com um livro de poesia. Eles escolhem um poema e contam a história lida ao microfone como uma amostra ou ideia de livro. Processamento das contribuições gravadas, exercícios de edição de áudio e produção final.

12h às 13h - Intervalo para almoço

Apresentação e discussão dos resultados produzidos pelos participantes. Desenvolvimento de um currículo para um workshop com crianças sobre habilidades de leitura por meio do rádio. Apresentação de ideias de oportunidades de cooperação em projetos interculturais para crianças de países diferentes.

17h Fechamento do tema com feedback e discussão. Encerramento.
  Palestrantes:

Wolfgang J. Fischer, jornalista, diretor da Radijojo, Berlim, Alemanha

Madeleine Lacsko, jornalista, trabalhou nas rádios Jovem Pan e Trianon, na Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal e em Angola. Foi consultora internacional em comunicação para o desenvolvimento da UNICEF.

A Radijojo é a primeira estação de rádio internacional infantil sediada em Berlim. É livre de publicidade, é educacional, participativa e reconhecida como prestadora de serviços para a juventude. Reconhecida pela excelência de seus projetos, foi premiada internacionalmente inúmeras vezes. Em 2010 a UNESCO a escolheu como projeto oficial do UN Dekade: "Educação para o desenvolvimento sustentável 2005-2014".

A Radijojo dedica-se à tarefa de ampliar a competência informacional de crianças e jovens ao redor do mundo.

Data e Local:
5 e 6 de dezembro de 2012, 4ª feira e 5ª feira
9:00h até 17:00h
Local: Auditório da Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – São Paulo - SP
Estação Carandiru do metrô

  20 vagas – haverá certificado

Tradução consecutiva do inglês

Inscrição gratuita antecipada até dia 30.11.2012 através do e-mail: biblioteca@saopaulo.goethe.org ou telefone: (11) 3296-7051/3296-7001

0 comentários: