terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TCC da Biblio

Estudo analisa a importância da bibliografia e biblioteconomia na recuperação de informações para os Quilombos
Fonte:
FESPSP 05/12/2012

O trabalho QUILOMBOS: DE ESCRAVO A DONO DA TERRA de Moacir Martins Alves do 8º. Semestre do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), orientado pela professora Vânia Funaro, apresenta uma pesquisa sobre a importância da utilização da bibliografia e biblioteconomia no auxílio à recuperação de informações. O trabalho discute a situação dos quilombos, suas lutas por terra e a necessidade de uma bibliografia dos Quilombos.

RESUMO - Esse estudo investiga as necessidades atuais da bibliografia para a biblioteconomia, analisando sua importância como ferramenta de auxílio à busca e recuperação da informação, facilitando-a por assunto específico, o trabalho de pesquisadores, estudantes, profissionais e usuários de bibliotecas. Para contextualizar o assunto, foi analisada a inexistência de uma bibliografia dos quilombos no período pós 1988. A discussão sobre os quilombos tem sido objeto de pesquisas e discussões, por várias áreas do conhecimento, principalmente para entender as lutas sociais, raciais e por cidadania no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, que instituiu o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias no Artigo 68: “Aos Remanescentes das Comunidades dos Quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”. Para conhecer, estudar e analisar esta conquista, verificamos a necessidade de uma bibliografia dos Quilombos, que tornou-se objeto desta pesquisa. Com seus resultados, pretende-se contribuir com todos aqueles – professores, educadores, pesquisadores e interessados em aprofundar e conhecer a história, lutas e conquistas do povo quilombola.

SERVIÇO
Título: Quilombos: de escravo a dono da terra – uma bibliografia
Aluno: Moacir Martins Alves
Orientadora: Profa. Dra. Vânia Funaro
Banca: Profa. Msc. Andréia Gonçalves da Silva e Profa. Dra. Tânia Callegaro
Local: Auditório 7º andar
Horário: 19h

Moacir Martins Alves, aluno do 8º semestre de Biblioteconomia e Ciência da Informação analisa a importância da Bibliografia como ferramenta de recuperação da Informação.

0 comentários: