quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Instituto de Química cria Biblioteca Livre

Fonte: Assessoria de Comunicação    
07-Dez-2012 


Com o objetivo de incentivar a leitura, foi inaugurada, no dia 6, a Biblioteca Livre do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O acervo é constituído por doações e conta com exemplares de vários estilos literários. 

Sem necessidade de empréstimo formal ou compromisso com prazo, a única regra é a devolução do livro na estante após a leitura, para que outros possam desfrutá-lo, afirma a professora  Maria Teresa do Prado Gambardella, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC.

A inauguração contou com palestra do escritor Antonio Fais e a presença do escritor Adilson Marques. Fais afirmou ser uma iniciativa muito importante, pois a leitura é fundamental para um a boa redação. Na inauguração, haviam 35 livros disponíveis. Ao final do dia, com as doações recebidas, eram 96 títulos.


A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, divulgada em março de 2012, revelou que o hábito de leitura entre os brasileiros está diminuindo. De 4,7 livros por habitante/ano em 2007, caiu para 4,0 livros por habitante/ano em 2011. A falta de tempo foi apontada, pelos entrevistados, como a principal razão para estar lendo menos, entretanto a leitura por prazer aumentou em relação a 2007 (subiu de 70% para 75%). Em escala decrescente, a região Sudeste ocupou o penúltimo lugar na relação leitores/ano. Amante da leitura, Maria Teresa, organizou a primeira Biblioteca Livre no Campus de São Carlos.

A Biblioteca está localizada no saguão térreo do edifício Q5 do Instituto, local escolhido por ser de fácil acesso, além de concentrar as salas de aula. São aceitas doações e elas podem ser feitas no local, em caixa que permanecerá ao lado da estante. Solicita-se apenas que o doador se identifique, para registro no acervo. 

Com informações e foto de Sandra Zambon do IQSC

0 comentários: