sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

GRADUAÇÃO BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA FESPSP


O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP promove uma formação teórica e prática, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos, o que contribui para a formação de um profissional completo.

As principais disciplinas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação são: Projetos Culturais; Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado; Normalização Documentária; Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação; Representação Descritiva; Linguagens Documentárias; Serviços de Referência e Informação; Introdução a Organização de Arquivos; Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais e Gestão de Serviços de Informação.

O projeto pedagógico do curso baseia-se em uma integração disciplinar voltada para a prática e dispõe de recursos de educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do aluno para as novas tecnologias da informação e comunicação.

O corpo docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é formado por mestres e doutores com atuação acadêmica e aplicada.
Bibliotecários e Cientistas da Informação formados pela FESPSP estão capacitados para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas, exercendo atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais.

O profissional da informação é um dos mais procurados no mercado, pois presta serviços de disponibilização sistemática de informações, assessoria, consultoria, atendimento, difusão informacional e cultural, bem como ações educativas relativas à mediação da informação e da leitura, além de diagnósticos e análises informacionais.

Duração do curso: 3 anos

Número de vagas: 300 vagas, sendo 150 para o período matutino e 150 para o período noturno.

Prazo para inscrição no processo seletivo: até 27/02/2013 para ingresso ainda no 1º semestre de 2013

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação acompanha a tradição da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Em 1936, Rubens Borba de Moraes organizou o primeiro curso de Biblioteconomia da cidade de São Paulo, com o objetivo de formar um corpo de profissionais qualificados para a Biblioteca Pública Municipal. O curso, que inicialmente funcionou com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, foi recebido pela FESPSP em 1940.


Logo depois de sua integração à FESPSP, o curso desenvolveu-se e foi fundada a Faculdade de Biblioteconomia que, com o apoio da American Library Association, passou a oferecer um currículo que se equiparava ao programa das escolas norteamericanas de Biblioteca, as library schools.


Ao longo de sua história, na busca pela melhoria de qualidade e diante das exigências técnicas cada vez mais especializadas da carreira de bibliotecário, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação introduziu novas disciplinas em seu currículo, adequou seu curso de acordo com as solicitações do mercado de trabalho e adotou novas tecnologias, incorporando os modernos campos de estudo, pesquisa e metodologias para organização e difusão da informação.


Hoje, inserida em um contexto social e informacional distinto e mais complexo, a Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é referência nacional de pioneirismo, tradição e qualidade. Tem como objetivo formar pessoas e profissionais capazes de atuarem de forma autônoma e responsável em uma sociedade dinâmica e em constante desenvolvimento. Para tanto, está constantemente revendo e redirecionando seu projeto pedagógico, no sentido de oferecer a seus alunos o melhor curso e, à sociedade e ao mercado, os melhores profissionais.


A atualidade e excelência de suas atividades estão expressas no alto grau de empregabilidade e respeitabilidade alcançadas por seus egressos e a constante busca por profissionais formados na Instituição. A demanda por profissionais da informação é tão intensa que, mesmo antes de se graduarem, quase a totalidade dos alunos da FESPSP estão empregados ou estagiando em atividades relacionadas à profissão.

Para mais informações:
Telefone: 3123-7800
e-mail:
atendimento@fespsp.org.br
http://www.fespsp.org.br/
Fachada da FESPSP

0 comentários: