terça-feira, 21 de maio de 2013

Calendário SisEB 2013

Confira palestras, cursos e oficinas programadas para 40 municípios

Capacitar as equipes que atuam nas bibliotecas públicas e comunitárias do Estado de São Paulo com o objetivo de melhorar o serviço e ampliar o número de leitores são metas permanentes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB).
 A programação de 2013 é multidisciplinar para atender as demandas apontadas pelas bibliotecas municipais que integram o SisEB: reparos em material bibliográfico, literatura infantojuvenil, criatividade e inovação em serviços culturais públicos, histórias com origamis, novas linguagens para a contação de histórias, leitura e literatura, a criação de espaços lúdicos de leitura, o protagonismo cultural e a importância da biblioteca pública, entre outros.
Mantenha-se atualizado sobre as capacitações oferecidas pelo SisEB visitando regularmente o portal www.aprendersempre.com.br. As vagas são abertas com 30 dias de antecedência e encerradas quando o limite de inscrições é atingido. Os participantes das capacitações recebem certificados.
Para conhecer a programação completa, cidades, datas e locais, clique aqui.
 
novo curso.png

Comprometimento e trabalho em equipe
Vagas em Franca, Catanduva e Bauru.  Inscrições encerradas em São Paulo


As vagas para Capital foram preenchidas em poucos dias. Ainda restam oportunidades para participar em três cidades do Interior, onde o curso será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio. O objetivo da ação é mobilizar as competências e habilidades individuais para elevar a autoestima e promover o espírito de equipe.
Segundo a professora Ilíada de Castro, do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe), que irá ministrá-lo a convite do SisEB e da SP Leituras, "essa estratégia, além de melhorar a autoestima dos colaboradores, facilita o cumprimento das metas e melhora o desempenho das organizações". Veja a programação completa e faça a sua inscrição gratuita, clicando aqui.

nova palestra.png

Existe algo de novo na arte de contar histórias?

Mito ou verdade: a TV, videogames e internet afastam as crianças e jovens de ouvirem histórias e lerem livros?  Os pais e professores devem proibir ignorar ou encontrar conexões entre as tradicionais e as novas linguagens? A palestra O tradicional e o novo ao contar histórias vai tratar desses temas, provocar reflexões e indicar algumas soluções para essas questões.

O autor e contador de histórias Fábio Lisboa vai falar sobre novas maneiras e novos recursos para contar e ouvir histórias. Como a milenar tradição oral pode se aliar aos modernos suportes audiovisuais e de hipermídia. Como empregar a contação de histórias para estimular a criação e a produção literária. Como despertar crianças e adolescentes para a leitura pela arte de contar histórias. 
A palestra acontecerá em São Paulo e Barueri (17/05), Suzano (21/05) e Diadema (22/05).
Clique aqui para ver o currículo do palestrante, a programação completa e para fazer a sua inscrição gratuita.

O SisEB pede a sua opinião: pesquisa tem alto retorno
A pesquisa de avaliação, encomendada ao Instituto Fonte e realizada no início de 2013, para conhecer a opinião dos profissionais sobre as atividades desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) encontrou ampla receptividade.
 Ao todo, foram recebidos 708 questionários preenchidos, o que representa uma taxa de resposta de 35,4%, índice considerado alto tanto pela SP Leituras como pelo instituto de pesquisa que realiza estudos para diversas organizações públicas e privadas.
Segundo Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “esse retorno indica o crescente interesse dos profissionais das bibliotecas municipais em contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pelo SisEB. Os dados coletados estão sendo tabulados e analisados. As conclusões serão divulgadas em breve, pois queremos compartilhar os resultados com todos”.
Agradecemos a todos os colegas que colaboraram enviando questionários preenchidos com respostas, críticas e sugestões.
 
Você conhece?

Missão do SisEB
Promover, estimular e apoiar as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.


Visão do SisEB
Ser referência na promoção e incentivo à leitura no cenário nacional em 2020.


Valores do SisEB
Ter compromisso com a ampliação do acesso à informação, ao livro e à leitura respeitando a ética e os valores humanos.

0 comentários: