quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto para cargo de bibliotecário em Aracaju

ANA LÚCIA QUER CARGO PARA BIBLIOTECÁRIO
"Escrito por Adriana Sangalli

Para a deputada, esta é mais uma oportunidade para o aluno entrar no mundo do conhecimento. Deputada Ana Lucia diz que atuação de bibliotecários pode melhorar o aprendizado dos estudantes.

A Assembléia Legislativa de Sergipe aprovou e encaminhou ao governador Marcelo Déda, Indicação (nº 72/2010) de autoria da deputada estadual Ana Lucia (PT), que solicita a criação de cargos para bibliotecário no Sistema de Ensino Público do Estado e realize concurso público para o preenchimento dos mesmos.

De acordo com a parlamentar, o objetivo é atender a demanda de recursos humanos especializados para atuar nas bibliotecas das Instituições de Ensino Público do Estado, setor de existência obrigatória nas referidas instituições por conta da Lei Federal 12.244 de Maio de 2010, que obriga a todas as Instituições de Ensino, públicas ou privadas, a conterem bibliotecas.

“A lei exige ainda que o Estado tome as medidas que se fizerem necessárias para estruturar tanto aquelas bibliotecas que irão ser criadas como as já existentes”, ressalta Ana Lucia.

A deputada Ana Lucia lembra que um recente levantamento do Instituto Nacional de Estudos - INEP - para o ano de 2008, demonstra que 37% das 200 mil escolas de Educação Básica no país não possuem biblioteca.

Conforme ela, outro ponto que justifica a propositura são os índices fornecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB - que, analisando os dados obtidos com a aplicação de provas para os alunos e questionários para os professores e diretores em 1997, concluiu que os alunos estudantes de escolas equipadas com bibliotecas, alcançam maiores rendimentos.

“A lugar algum o povo sergipano chegará como Estado e como cidadãos, sem conhecimentos, que se fundamentam, ampliam e renovam, pela informação. Cabe a nós, políticos eleitos que representam o povo, juntamente com nossos co-cidadãos, a obrigação, a responsabilidade de criar uma biblioteca em cada escola, com estrutura mínima para atender ao seu fim, e em todos os cantões geográficos sergipanos, criando para cada aluno a oportunidade de entrar no mundo do conhecimento, de se maravilhar, de se tornar, encontrando caminhos novos e mais ousados, como cidadãos informados, lúcidos e atuantes”, frisa a deputada Ana Lucia."

Publicado em Plenário, Aracaju, Sergipe
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=962010557138122

0 comentários: