quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COLOQUIO SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR

A lei que impõe a criação de bibliotecas escolares em todas as escolas brasileiras afeta e desafia a nossa profissão e o nosso fazer. Além de zelar pela qualidade da sua implantação, é necessário promover estudo, baseado em experiências, do papel do bibliotecário como educador e referência para administradores, professores e orientadores pedagógicos.

Nesta perspectiva a Comissão de Educação do CRB8 inicia a realização de uma série de encontros com vistas a abordar a questão da biblioteca escolar para além do livro e da leitura e introduzir por intermédio de uma visão global, a questão da "Biblioteconomia Escolar”.

Este primeiro encontro tem por objetivo debater o papel do profissional da biblioteca como um participante ativo e inovador na educação brasileira além de apresentar um perfil deste bibliotecário, baseado em experiências e exemplos internacionais.

Introdução: nossas experiências
· 3 Mitos: livro; leitura; literatura
· Informação na escola
· Colaboração inter, multi e transdisciplinar
· Padrões
· O currículo

Inscreva-se aqui

A palestrante, Katharina B.L. Berg é graduada em biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, Brasil, hoje e consultora para bibliotecas escolares Seu primeiro contato com educados e educadores veio com o trabalho na biblioteca escolar de uma escola internacional.
Desde então tem promovido o ensino de competências informacionais em várias instituições de ensino. Conheceu a realidade da biblioteca da escola publica ao implantar o Sistema Municipal de Bibliotecas na cidade de Cotia, onde reside.

Tem participado de cursos, congressos e workshops na área de biblioteconomia e de educação e atualmente busca aprofundar seus conhecimentos em competências e tecnologias de informação e promover o trabalho colaborativa entre educadores e o bibliotecário escolar.

É diretora para América Latina e Caribe da IASL ( International Association of School Librarianship) promovendo a divulgação de pesquisas, publicações e atividades na área de biblioteconomia escolar. Presta consultoria para escolas para a implantação e adequação de midiatecas, além de oferecer e organizar cursos, seminários e workshops.

É membro do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e atua na Comissão de Educação.

2 comentários:

raquel mattes disse...

Estou interessadissima em assistir,comomeinscrevo?

0 disse...

E as bibliotecas municipais dos Centros Educacionais Unificados, se não oferecem estrutura básica de funcionamento, o bibliotecário acaba se desmotivando, vai embora e um professor acaba sendo responsável pela biblioteca...
É só olhar o último concurso da Prefeitura Municipal de São Paulo, a lista de bibliotecários exonerados de CEUs, só aumenta...
Os problemas que o CRB-8 tinha que resolver como os livros (que não podem ser emprestados) das ETECs dentro das bibliotecas dos CEUs, ninguém fala nada...