sábado, 11 de setembro de 2010

Oito cidades arrasadas pelas chuvas terão seus equipamentos culturais reimplantados

"Equipe do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Alagoas iniciou esta semana as visitas técnicas aos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas em junho que precisarão ter suas bibliotecas públicas refeitas. Ao todo, serão oito cidades com construção do equipamento. Já foram visitadas as cidades de Murici e Branquinha. Na próxima segunda-feira (13 de setembro) será a vez de Rio Largo e, na quarta-feira (15 de setembro), Capela, Viçosa e Paulo Jacinto. Não foram agendadas ainda as idas a Santana do Mundaú e Quebrangulo.

Nas duas cidades já visitadas, as prefeituras já publicaram os decretos da desapropriação das áreas destinadas às novas implantações. A previsão é que ainda em setembro seja contratada a empresa responsável pelo projeto executivo. O MinC irá investir R$ 5,16 milhões, oriundos de Medida Provisória do Presidente da República, destinados tanto para a construção de novas bibliotecas no lugar daquelas que tiveram seus prédios destruídos quanto para a modernização das que foram afetadas pelas cheias, mas que preservaram seus prédios.

As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, do Programa Mais Cultura, em que o local tem um jardim de leitura integrado, um pequeno auditório, espaço para brincar e computadores conectados à internet. Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de dois mil livros. Serão investidos R$ 450 mil pelo MinC, em cada equipamento, incluindo a construção, acervo e mobiliário.

Como contrapartida, o município doa o terreno onde será instalada a biblioteca, se compromete a criá-la por lei e ter dotação orçamentária para mantê-la. Por sua vez, o governo do estado irá disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento."

Publicado originalmente em 10/09/2010- http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=13692

0 comentários: