terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rede pública de ensino ainda carente de bibliotecas

"Equipamentos estão disponíveis somente em 60% das escolas públicas estaduais e 64% das municipais"

De cada dez escolas estaduais no Rio Grande do Norte, seis têm bibliotecas. A capital potiguar segue a tendência do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o RN tem 730 escolas estaduais. Deste total, 440 dispõem de bibliotecas, representando 60% do total. Natal possui 71 escolas municipais. Deste total, 46 dispõem de bibliotecas, representando 64% do total, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Uma lei federal sancionada em maio obriga todas as unidades de ensino fundamental a ter esse tipo de equipamento (leia matéria abaixo).

Alunos fazendo pesquisa na Escola Estadual Professor Josino Macedo, no bairro Potengi, em Natal Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
A coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide), Cláudia Santa Rosa, questiona os números. "Em junho de 2010, a própria Secretaria Estadual de Educação divulgou que mais da metade das escolas não dispunha de bibliotecas. Enquanto a secretaria não divulgar novos números, vamos tomar como base o número já divulgado", afirmou.

Para a educadora, o governo do estado e a Prefeitura do Natal devem investir ainda mais na ampliação de bibliotecas escolares. "A leitura é a via de acesso para todas as áreas de conhecimento. Não dá para aprender geografia, história, português, matemática, se o aluno não souber ler, se não for um bom leitor. Se não souber ler, o aluno não terá como acessar este conhecimento. Não é por acaso que o estado amarga índices tão baixos nas avaliações do Ministério da Educação", acrescenta.

Embora a situação do RN seja razoável, dados do Censo Escolar 2009 revelam uma situação preocupante em todo o país. No Brasil, mais de 65% das escolas de ensino fundamental não contam com bibliotecas próprias. O quadro é ainda mais preocupante no interior do país, onde 70% das escolas não dispõem de bibliotecas estruturadas.
Maria José dos Santos é diretora do Departamento de Ensino Fundamental do Município e afirma que "este número ainda não está bom". "O ideal é que todas as escolas da rede municipal de ensino tenham bibliotecas", resume. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação também tem investido na formação dos educadores. "Das 46 escolas que dispõem de biblioteca em Natal, 34 participam do projeto Escolas Leitoras, desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação e Instituto C&A. Estamos nos empenhando em promover a prática da leitura até porque nossos indices precisam ser melhorados", afirma."

Andrielle Mendes // andriellemendes.rn@dabr.com.br especial para o Diário de Natal
Publicado originalmente http://www.diariodenatal.com.br/2010/09/14/cidades1_0.php

0 comentários: