quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Biblioteca pública facilita a aprovação em vestibulares

Os freqüentadores são moradores desde arredores do bairro São João até cidades vizinhas como altos

Em toda boa família, pais esforçam-se no trabalho diário para sustento de seus filhos, tomando como prioridade a educação. Em muitos casos, pagam caro nos melhores colégios. O karma é: estuda-se até o ensino médio em escolas particulares para que se tenha maior possibilidade de aprovação em vestibulares de faculdades públicas – as melhores do estado do Piauí. No entanto, em alguns casos, o esforço do estudante, aliado a um empurrãozinho extra de bibliotecas públicas como a Abdias Neves, do São João, entre outras, aproxima ainda mais o jovem ao acesso a curso superior.

Para Marta Maria Alves, de 17 anos, o histórico escolar foi diferente do convencional. A garota estudou a vida toda em colégios públicos e acaba de ser aprovada, em primeira viagem, nos vestibulares da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí, as únicas para as quais fez teste de admissão.
Um dos motivos é que ela, muito esforçada e estudiosa, abdicou de várias atividades para dedicar-se exclusivamente ao temido vestibular, passando horas de seu dia sentada nas mesas da Biblioteca do São João, mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Odontologia na UFPI pelo PSIU (Programa Seriado de Ingresso à Universidade), enfermagem na UFPI pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e enfermagem na UESPI. São os cursos em que Marta tentou e obteve aprovação. Outros consulentes da Biblioteca São João também obtiveram aprovação nas universidades públicas em cursos como direito, computação, jornalismo, biomedicina, biologia, matemática, relações públicas, letras português, pedagogia, economia, história, fisioterapia e geografia.

Entre 80 a 90, às vezes, até 150 consulentes, visitam a biblioteca diariamente, que funciona das 8h às 18h, sem interrupção para almoço. Os freqüentadores são moradores desde arredores do bairro São João, como Bairro dos Noivos, até o Dirceu Arcoverde e bairros da zona sul como Três Andares e Cristo Rei, e até mesmo de outras cidades, como Altos e José de Freitas.

A biblioteca possui um acervo com 30 mil exemplares, entre livros infantis, técnicos, periódicos e enciclopédias, além da assinatura da Revista Superinteressante, tudo adquirido exclusivamente por meio de doações. “Nosso acervo é renovado graças a doações, pedimos a todos que não deixem livros em desuso. Livro fechado é livro morto. É essa doação que possibilita o nascimento de novas ‘Martas Marias’”, pede Rosângela Mendes, coordenadora da biblioteca."
Publicado originalmente http://180graus.com/cultura/biblioteca-publica-facilita-a-aprovacao-em-vestibulares-405521.html

0 comentários: